Atividades Previstas - Próximas semanas

Nas próximas semanas a equipe desenvolverá as seguintes tarefas:

Finalização do desenvolvimento do Software;
Elaboração vídeo explicativo para uso do Software;
Elaboração do Termo de Encerramento do Projeto;
Reunião de encerramento e entrega de documentos
Relatório de Lições Aprendidas

Software Personalizado

Como complementação do escopo do projeto, a equipe desenvolveu um software personalizado para que o Instituto possa gerenciar as fotos digitalizadas e os dados das crianças.

Abaixo pode ser visto algumas fotos do software.





PERT

Segue abaixo o atual status do projeto:

Curva S - 9a semana


Como todas as pendências do projeto foram resolvidas, devido o instituto ter reduzido o escopo, o avanço físico atual é de 95,83% contra os 90% da linha de base para o período.

Resultados Atingidos

Programação




Data início / Ata:  03.out.2011

Agendamento em Abrigos

Conforme  solicitação do Instituto Fazendo História:

Não serão agendados mais abrigos

Pois o Instituto está com dificuldades para agendar visitas para a equipe do projeto.

Apresentar orientação para continuidade do trabalho.
 
O instituto solicitou que fosse apresentado o trabalho executado e que dessemos a orientação para dar continuidade no mesmo.
 
 
 

Digitalização de Álbuns - Solid Rock Church



No dia 05 de novembro de 2011, a equipe de projeto visitou o abrigo Solid Rock Church situado no bairro Vila Guilherme - São Paulo - SP.

A equipe foi muito bem recebida pelo abrigo e pelas crianças.

O abrigo disponibilizou um espaço para que a equipe pudesse desenvolver as digitalizações com tranquilidade.

A princípio, a equipe estimou que seriam digitalizados cerca de 15 álbuns, totalizando 450 fotos, porém, no abrigo haviam 17 álbuns e foram tiradas 760 fotos, ou seja, quase 70% a mais.

O trabalho foi realizado em 3 horas e mais uma vez, o dispositivo de padronização foi essencial para a execução do trabalho.

Análise Sistêmica do Projeto


Para se fazer uma análise sistêmica do modelo, daremos um acréscimo na variável abrigos agendados.

Portanto quanto mais abrigos forem agendados, mais álbuns terão para serem digitalizados.

Quanto mais álbuns para digitalizar, mais recursos precisaremos para fazer essas digitalizações, que poderão ser fornecidos por voluntários, parcerias e funcionários.

Quanto mais recursos para digitalizar, maior será a capacidade de digitalização, mais álbuns serão digitalizados e  portanto, menor quantidade de álbuns para digitalizar.

Porém, quando aumentamos a capacidade de digitalização, aumentamos a capacidade para atender novos abrigos e consequentemente aumenta o agendamento nos abrigos.

Entretanto, a demora em agendar abrigos por parte do instituto faz com que a quantidade de abrigos agendados diminua.

Redefinição do escopo

Devido ao atraso apresentado na postagem anterior, a equipe está discutindo a redefinição do escopo e assim que consolidada, será apresentado ao instituto.

O novo escopo englobará a digitalização de álbuns de dois abrigos ao invés de três como foi definido no início do projeto, e, como complementação, será desenvolvido um software personalizado para que o instituto possa gerenciar as informações das crianças.

A princípio o controle de informações das crianças seria desenvolvido em uma planilha de excel com o uso de hiperlinks, entretanto, a equipe chegou a conclusão que não seria viável esta utilização, já que iria requer um conhecimento "intermediário" de excel.

Como surgiu a necessidade de redenifir o escopo do projeto e para a instituição não ser prejudicada com a redução no número de abrigos, a equipe decidiu compensar este desfalque com a elaboração de um software de fácil utilização cujo qual o instituto poderá dar continuidade facilmente ao trabalho. 

Mais informações sobre o desenvolvimento do sistema serão postadas nas próximas semanas aqui no blog.




Motivos do Atraso - 6a semana

No início do projeto, foi apresentado para o instituto as datas em que a equipe do projeto estaria disponível para a digitalização dos álbuns, já que os mesmos não poderiam ser retirados de dentro dos abrigos.

Já se passaram 6 semanas de projeto e até agora somente conseguimos agendar com o instituto visita a  dois abrigos.

O gerente do projeto entrou em contato algumas vezes com o instituto, por e-mail e por telefone, mas o responsável nunca estava presente para nos atender, até que essa semana entraram em contato conosco e agendaram uma visita em um abrigo.

Não sabemos qual foi o problema ocorrido dentro da instituição, talvez, estavam muito atarefados e não conseguiram nos atender.

Pois bem, essa demora impactou diretamente no prazo do projeto, pois o tempo que haviamos estimado para executar o trabalho em três abrigos já se esgotou e até o momento o trabalho somente foi realizado em um único abrigo.

A ação que será tomada pela equipe será postada na próxima publicação.

Curva do Progresso Físico - 6a semana


Na curva acima, é possível ver que conforme a linha de base no projeto, o progresso físico deveria estar 52,5% na semana do dia 31 de outubro, entretanto, o avanço físico real do projeto é de 37,06%.

Os motivos do atraso do projeto serão apresentados na próxima publicação.

Ainda esperamos recuperar o prazo!!!!

Agendamento 2° abrigo - Solid Rock Chuch

A equipe do projeto agendou para o próximo sábado dia 05/11/2011 uma visita ao abrigo Solid Rock Church para digitalização dos Álbuns.

A visita está agendada para as 14:00hs.

Estima-se que no abrigo haja cerca de 15 álbuns e que serão digitalizadas cerca de 450 imagens.

O tempo estimado para execução do trabalho é de 4 horas.

Você deve estar lendo esta postagem e se perguntando por que um abrigo no Brasil teria um nome em inglês, pois bem, leia abaixo um pouquinho da história deste abrigo.

Histórico da organização

A SOLID ROCK CHURCH situada em Ohio, USA, iniciou trabalho de voluntariado através de missionários que vieram ao Brasil, para que junto a organizações filantrópicas brasileiras pudesse contribuir com o combate à violência doméstica, a violência sexual, a exploração do trabalhado infantil. A princípio atuou como mantenedora de projetos de proteção à criança e adolescente, vitima de maus tratos e negligência, e que estavam sobre a proteção especial, em abrigos. Também patrocinou projetos que vinham com o objetivo principal o retorno a convivência familiar, assim pôde contribuir e aumentar as possibilidades para que crianças e adolescentes retornem à família e a comunidade.
A SOLID ROCK CHURCH BRASIL depois de constituída oficialmente no Brasil a partir de 2007, tem como principal mantenedor a Solid Rock Church para a concretização do projeto social. Em conjunto ao trabalho abrigo, Lar Solid Brasil, foi implantado o projeto Voltar prá Casa, cujo objetivo é de promover a reintegração familiar da criança e adolescente em regime de acolhimento institucional, sendo com apoio sócio econômico e acompanhamento psicossocial às famílias. 
Em 2008 alcançamos o número de aproximadamente 100 assistidos, crianças e adolescentes acolhidos e seus familiares, beneficiados através do acolhimento e do trabalho com famílias.  A SRCB, com o projeto Voltar Prá Casa, proporcionou no periodo até dez/08, o retorno de 21 crianças e adolescentes, sendo que 76% adolescentes, à convivência em família, natural/extensa e ampliada, bem como a convivência comunitária. O alcance da meta atingiu direta e indiretamente 58 familiares beneficiados.



Armazenamento das Imagens - DROPBOX




As digitalizações dos álbuns foram disponibilizadas no Dropbox para que o Instituto fazendo História possa acompanhar o andamento das digitalizações.

  
O acesso as fotos está restrito a equipe do projeto e ao IFH pois é proibida a divulgação das imagens.


Mas, o que é o Dropbox?

O Dropbox trata-se de um disco virtual com funções de armazenamento e compartilhamento de arquivos e pastas on-line. A troca de arquivos entre usuários é totalmente segura, pois a transferência de arquivos usa SSL.
Uma de suas vantagens, além de fácil utilização, é a simplicidade da sua interface. Uma página simples mostrando suas pastas e as últimas atualizações feitas por você ou por algum amigo. E o melhor: sem nenhum tipo de publicidade ou propaganda.
Para esse período de beta testers, os usuários terão espaço de 2GB para guardar arquivos. Até o momento, não há restrições de tamanho e tipo de arquivos que podem ou não ser armazenados.
Após fazer o cadastro no site, inserindo o código beta, deve-se baixar o software do Dropbox. Depois de instalado, ele fará a sincronização da conta do usuário com seu computador e aparecerá um ícone de uma caixinha azul perto do relógio. Clicando duas veze, a pasta do Dropbox será aberta.
Para copiar arquivos, basta proceder normalmente como se estivesse copiando para qualquer outra pasta do computador, ou seja, basta clicar e arrastar! Há também a opção de clique com botão direito (ou control+clique) para enviar qualquer arquivo para a pasta, assim como funciona a opção Enviar para.
Apesar de inicialmente já conter algumas pastas originais, você pode criar pastas e/ou copiar arquivos para qualquer uma delas sem nenhum problema.



Video da Visita ao Abrigo Mensageiros


No link abaixo pode ser visto um video criado por um membro da equipe onde é possível ver um pouquinho das instalações do abrigo e o início das digitalizações dos álbuns.

O video não contém imagens das crianças, pois não é permitida a divulgação.

Digitalizações Abrigo Mensageiros


No dia 22/10/2011 as 14:00hs foi realizado a digitalização dos álbuns do Abrigo Mensageiros.

Foram digitalizados 17 álbuns com um total de 426 fotos.

O trabalho realizado teve duração de 4 horas.

Para a digitalização dos álbuns foram utilizados dois dispositivos de padronização, o que facilitou muito o andamento do trabalho e permitiu que o trabalho no local pudesse ser realizado em uma única tarde.

A equipe foi muito bem recebida pelo Abrigo, não houve nenhuma restrição por parte das crianças em deixar que seus álbuns fosse fotografados por "estranhos".

Por fim, o trabalho foi realizado com sucesso!!!!
 
Copyright (c) 2011 PROJETO FAZENDO MINHA HISTÓRIA.